Tudo o que você precisa saber sobre a U2 X-Radio

Julho começou trazendo novidades e não foram poucas! Além de duas entrevista excelentes publicadas pela Rolling Stones com Edge e Adam (que vocês podem conferir aqui e aqui), a banda presenteou seus fãs com o lançamento de sua própria estação de rádio. Depois de noticiada de forma controversa no segundo show em Saitama, Japão, na The Joshua Tree Tour 2019, notícias sobre o lançamento da rádio se perderam e esfriaram até termos o seu lançamento confirmado semana passada.

Mas afinal, do que consiste a rádio?

Além de ter U2 24 horas por dia, sua programação inclui sessões apresentadas por Bono e The Edge, outras por convidados e até mesmo uma conduzida por fãs! Ao longo do dia o programa U2’s Mixtape toca quase exclusivamente canções do U2, mas não é raro tocarem músicas de artistas que a própria banda curte, como David Bowie ou Talking Heads. Sabe-se que a playlist inicial de estreia foi criada pela própria banda mas o mesmo não vale para a as outras sessões da U2’s Mixtape. Uma contagem regressiva feita pelo Bono seguida pela gravação presente no Rattle and Hum de “The Star Spangled-Banner” de Jimi Hendrix com Bullet The Blue Sky foram as primeiras músicas tocadas. A primeira playlist foi um mix de eras bem interessante e já de partida incluiu um remix, “New Year’s Day” (St. Francis Remix) tocada na turnê de 2018 e depois lançada para a Record Store Day 2019 no Europa EP, e uma gravação ao vivo inédita, “Desire” ao vivo no iHeart Music Festival em Las Vegas, 2016.

“Bono Calling” deu continuidade à rádio com uma entrevista com Chris Rock conduzida por Bono, discutindo assuntos vários. Este programa está previsto para ir ao ar uma vez por semana. Pouco depois foi a vez do Edge de ir ao ar com o seu “Close to The Edge” entrevistando David Byrne. Ambos estão disponíveis para replay no site da SiriusXM aos assinantes.

Intercalados com as músicas durante a transmissão da U2’s Mixtape temos Bono lendo algumas de suas cartas escritas em celebração de seu 60º aniversário, dedicadas à alguns de seus artistas preferidos e às músicas que tiveram um grande impacto em sua vida. Por enquanto foram transmitidas as leituras das cartas a Patti Smith e a Kendrik Lamar. Já The Edge e Adam Clayton aparecem algumas vezes por dia com suas mini sessões “On The Road”, onde contam algumas histórias curtas e falam sobre os artistas com os quais trabalharam e abriram seus shows. Algumas músicas contam com uma introdução por um dos membros do U2, seja com uma gravação feita especialmente para isso ou com o uso de alguma entrevista passada. Por exemplo, “Discothèque” teve sua intro com uma entrevista antiga do Larry, onde os estilos de cabelo do Adam viraram exemplo de inovação para o baterista, com bom humor. “Esta música apareceu quando precisávamos dela, vindo para nos unir”, Adam apresenta “One”.

Apesar de serem compostas em sua maior parte por versões clássicas de estúdio, canções raras e menos populares também foram tocadas. Alguns destes destaques que podemos mencionar são uma gravação de “Every Breaking Wave” acústica com público de Paris em 2015, “Song For Someone” ao vivo em Boston, o cover de “Mysterious Ways” por Snow Patrol, “Xanax and Wine”, “Neon Lights”, “Smile”, “The Ballad of Ronnie Drew”, “Gimme Shelter” apresentada com Fergie e Mick Jagger e até mesmo duas canções do Passengers, “Theme from the Swan” e “A Different Kind of Blue.”

Um dos programas que os fãs parecem ter curtido mais até agora foi o “Desire”, onde fãs convidados tem a chance de falar sobre 5 músicas de sua escolha e tocá-las na rádio. 4 foram ao ar até agora, são eles Kelly de Hoboken, Mark Baker de Toronto, Gretchen de Boston e Tim Neufeld. Sabemos de vários outros fãs já programados para participarem do programa. Atualmente o único modo de tentar a sorte de ser selecionado é enviando um e-mail para desire@siriusxm.com, mas por enquanto se supõe que a seleção seja feita somente dentre os norte americanos.

Apesar de ser algo muito legal para os fãs, a restrição quanto à disponibilidade da rádio deixou muitos incomodados, especialmente depois do seu anúncio em território japonês, onde a rádio não funciona. O site oficial do U2, porém, disse estar trabalhando em modos de deixá-la mais acessível, talvez trazendo mensalmente um resumo com o melhor da sua programação para os fãs ao redor do mundo, mas isso ainda deverá ser confirmado. Por enquanto, continua sendo uma exclusividade para os Estados Unidos e Canadá.

Matéria escrita por Vitória Guidugli.

 

Guilherme Silva

Guilherme Silva

Sou fã de U2 desde que me conheço por gente. Sempre foi minha banda preferida e até hoje não mudou. Amo muito todas as fases da banda, principalmente os anos 90 e 00s. Minha música favorita é Moment Of Surrender!

Você também pode gostar ...